terça-feira, 30 de julho de 2013

Velas na Decoração. Ilumine a casa com velas decorativas

Elas podem deixar o ambiente mais aconchegante e até trazer um ar romântico à casa.


Velas dão charme à decoração da mesa (Fotos: Thinkstock)


No frio, velas espalhadas pela casa oferecem sensação de aconchego ao ambiente. Disponíveis em diversos formatos, cores e aromas, elas podem inspirar tanto os moradores quanto as visitas.


As velas ajudam a compor um ambiente romântico. Quando estão disponibilizadas em candelabros e castiçais, a decoração fica ainda mais elegante.


Para deixar o ambiente aconchegante, a vela pode estar disposta solitária ou aos pares, de acordo com o gosto do dono da casa.

As velas podem estar presentes em mesas de jantares, mas, também é possível fugir do lugar comum. Halls de entradas, mesas de centro, bordas de lareiras e outros locais inesperados podem receber as peças para iluminar um pouco mais o ambiente.


Para favorecer o romance, as velas podem ter formato de coração. Abusar de cores como rosa e vermelho também deixa o ambiente mais propício para o namoro.


Para sofisticar a decoração usando velas, uma alternativa é colocá-las dentro de vasos que imitam pequenas garrafas. Perto de lareiras, a luz delas oferece um charme extra.


POR REVISTA ZAP IMÓVEIS

terça-feira, 23 de julho de 2013

Decoração no estilo pretinho básico deixa a casa mais elegante

Cor confere elegância ao ambiente e tons claros ajudam o visual a não ficar muito escuro

Assim como aquele vestido que é peça-chave do guarda-roupa e nunca decepciona, a decoração que utiliza o preto como estrela do ambiente esbanja elegância sem deixar o visual sem graça.

O preto é um clássico que pode estar presente em todos os ambientes da casa, até mesmo no quarto de dormir.
“Quando utilizado neste espaço, a cor proporciona mais seriedade ao local”, diz a designer de interiores Ingrid Hirsch, que também acredita que o tom confere um ar mais masculino ao espaço. Na sala de jantar, estar e cozinha, o preto também pode dominar enquanto oferece elegância aos ambientes. 

Por ser uma cor escura, a decoração em preto pode deixar o ambiente com um “ar pesado”. Para não cair nesta cilada, a designer dá a dica: “Use um fundo claro para iluminar o ambiente e também oferecer a sensação de amplitude.”

Desta maneira, a estratégia é utilizar tonalidades claras em revestimentos, papel de parede e piso, por exemplo, enquanto móveis grandes como o sofá, mesa e estante se encarregam em demarcar a cor principal da decoração.

Para compor uma combinação elegante e suavizar a escuridão que a cor proporciona, seu melhor amigo é o branco, mas há outras opções interessantes. “Azul turquesa, cinza, amarelo, vermelho e verde esmeralda são tonalidades que harmonizam bem ao serem contrastadas com o preto”, recomenda a especialista. Segundo Ingrid, combinar o preto com um destas cores diminui as chances de erros e deixam o ambiente mais divertido.


Almofadas, porta-retratos, vasos, centros de mesa, quadros e outros detalhes decorativos podem fugir do preto, para dar a ideia de contraste.
“Estampas de grafismos geométricos em branco e preto estão em alta”, garante Ingrid. Tecidos em xadrez, listras e zig zags são ótimas opções para complementar a decoração.

De acordo com a especialista, tem-se usado muito laca branca e preta em detalhes dos móveis de madeira como mesas, pufes e espaldar de cadeiras.

Para acertar na decoração é preciso bom senso. “Tudo depende da harmonia e ambientação. Se a cor não for bem trabalhada, pode influenciar no humor e no aconchego”, lembra Ingrid. Portanto, é fundamental avaliar as cores escolhidas e compor um visual onde a elegância interaja com a boa energia.

Ao apostar no pretinho básico, as chances de enjoar da decoração são mínimas. “O preto dificilmente sairá de moda. Os estilos mudam com o tempo, mas as cores não”, acredita a designer. Por isso, o mais indicado é investir em móveis grandes nesta cor e combiná-los com detalhes em tonalidades claras e coloridas, pois eles podem ser substituídos mais facilmente.

Cuidados - A combinação da cor com outros tons deve ser pensada para que não se crie um cômodo sombrio. “Ao exagerar na utilização do preto, o local fica muito escuro e passa a impressão de que ele é menor”, afirma Ingrid.

Locais que não recebem muito a luz do sol precisam de atenção redobrada com os ambientes com decoração na cor preta. “Esta coloração escurece ainda mais os ambientes pouco iluminados”, alerta a profissional.




POR: REVISTA ZAPIMPOVEIS

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Uma Rede ou uma Banheira. Um bom lugar para relaxar

Para alguns, relaxar significa ter um bom lugar para se deitar tranquilamente e assistir o tempo passar. Pode ser uma rede. Ou uma banheira de água quente. Ou, quem sabe, algo novo, que misture essas duas coisas. Pensando nesses símbolos universais do descanso, o estúdio de design Splinter Works criou a banheira Vessel, cujo formato côncavo imita o de uma rede. A peça ainda fica suspensa no ar, tal qual sua inspiração original.




“Desenvolvemos uma peça com intuito de fornecer um escapismo quase que total”, explica o estúdio sobre o projeto. Suspensa e presa pelas duas extremidades por suportes de aço inoxidável, a Vessel é fabricada em fibra de carbono, material resistente que pode ser esculpido em formas curvilíneas complexas, como a do tecido de uma rede quando alguém se deita. Maior que uma banheira regular a Vessel tem 2,70 m de comprimento, mas é adaptável de acordo com o banheiro do cliente. As opções de cores variam entre preto, como nas imagens, vermelho, azul, rosa, prata e bronze.

Para manter a temperatura da água quente por mais tempo, uma espuma foi inserida entre as camadas de fibra, o que prolonga o conforto durante a imersão. O equilíbrio entre solidez e leveza no design aliado a uma experiência de descanso quase total faz dessa banheira um objeto de desejo.  




Por CASA VOGUE

terça-feira, 9 de julho de 2013

Lareiras oferecem aconchego à decoração

Seja a lenha ou a gás equipamento é sempre um bom motivo para reunir amigos nos dias frios de inverno.
Lareira em casa é boa oportunidade para reunir amigos no inverno


A janela mostra aquela chuva fina e o céu cinza, enquanto dentro de casa a vontade é ficar debaixo do cobertor. A lareira é uma ótima opção para receber os amigos nos dias frios de inverno, assim como cria um clima romântico para os casais curtirem a baixa temperatura dentro do lar.

As lareiras oferecem aconchego aos ambientes. “Seja a gás ou a lenha, ela é sempre um motivo para reunir a família e amigos nos dias frios”, diz a arquiteta e designer Maria Claudia Luna.

No entanto, a sala não é mais o único ambiente da casa que recebe a lareira, de acordo com a especialista. “Os quartos, home theaters e até escritórios já aderiram a este artifício para esquentar o ambiente no inverno”, diz a profissional.
Local onde lareira é instalada influencia no aconchego do ambiente


O mercado oferece diversos tipos de lareiras. “É preciso escolher um bom fornecedor e uma que atenda as necessidades sendo esteticamente harmônica com o ambiente”, recomenda Maria Claudia.

A arquiteta garante que, além da variedade oferecida no mercado ser enorme, as lareiras estão ficando também mais modernas.
Revestimento da lareira pode ser feito com materiais desde pedras rústicas a mármore


Lareira pode estar presente discretamente no ambiente


Segundo Maria Claudia, as mais usadas nos dias de hoje são as que usam gel e não necessitam de lenha, instalação, tubulação de gás ou construção.

“Essas lareiras funcionam a partir da queima de gel feito de álcool de cereais”, explica a arquiteta. Maria Claudia afirma que elas oferecem fonte de calor bonita, segura e sem fumaça.

“As lareiras elétricas são mais indicadas para uso interno residencial”, diz a designer. Este tipo de aquecedor oferece praticidade aos proprietários e não emitem fumaça. Já às que são a lenha são as mais propícias a lugares com frio intenso e prolongado.

As lareiras não precisam, necessariamente, transmitir um visual clássico. Na Casa Cor SP 2013, a arquiteta Brunete Fraccaroli usou em seu ambiente “Mil Tons de Cinza” um equipamento feito em aço. A peça, presa pelo teto, confere um visual mais moderno ao espaço.
Brunete Fraccaroli utilizou lareira em aço, da Largrill, em seu ambiente na Casa Cor SP deste ano


Lareira ecológica – Quem se preocupa com o meio ambiente pode optar por uma lareira ecológica. Segundo informações do Feirão das Lareiras, elas funcionam com fluido especialmente desenvolvido e licenciado para este fim, a partir do etanol. Este tipo de lareira não produz cheiro nem fumaça.

Acabamento – “O revestimento da lareira depende do tipo de decoração que o ambiente apresenta”, diz Maria Claudia. A profissional afirma que, como o equipamento faz parte do espaço, precisa ser inserido dentro do contexto decorativo.
Equipamento também ganha espaço nas varandas de apartamentos


“Não é toda a decoração do ambiente que precisa ter uma ligação com a lareira, mas fica interessante ter um ou outro objeto que faça menção a ela”, sugere. Maria Claudia lembra que a escolha dos acabamentos vão desde pedras rústicas até mármore para dar um toque de requinte.
Recomendação da arquiteta é que a lenha utilizada esteja sempre seca


A orientação de Maria Claudia é que nunca se utilize a lareira com a válvula fechada, pois desta maneira ela pode produzir fumaça. A lenha tem que estar seca, pois molhada produz fuligem e não brasa.



POR ZAP Imóveis

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Boa Ideia. Luminária que Gruda na Parede

Por mais que se pense e se preveja, na hora de fazer o projeto, em quais pontos da casa devem ser iluminados, é só quando se vive lá dentro que um morador se dá conta de tudo o que o lar precisa em matéria de luz. Foi com essa questão em mente que o designer Chris Kabel criou a Sticky Lamp, um dos produtos de sucesso da Droog.

Como diz o nome, a invenção literalmente cola onde quer que seja, sem a necessidade de furar nenhuma superfície para fixá-la. A ideia surgiu quando Kabel foi à casa de um amigo que havia colado lâmpadas na parede com fita adesiva. O designer então aperfeiçoou o conceito.


Para conseguir o efeito pegajoso desejado, foi necessário criar uma espécie de membrana, feita de plástico especial, que tem o espaço exato para encaixar a lâmpada. O material é o mesmo usado em embalagens de alimentos e resiste a queimaduras.

A Sticky Lamp existe desde 2002 e virou um marco na carreira de Chris Kabel por seu design e técnica de fixação inovadores. “A lâmpada é popular por que é diferente das outras, é difícil encontrar alguma que funcione assim”, explica Kabel. No Brasil, ela está disponível para compra na Carbono, que vende aqui os produtos da Droog.



POR CASA VOGUE