terça-feira, 23 de julho de 2013

Decoração no estilo pretinho básico deixa a casa mais elegante

Cor confere elegância ao ambiente e tons claros ajudam o visual a não ficar muito escuro

Assim como aquele vestido que é peça-chave do guarda-roupa e nunca decepciona, a decoração que utiliza o preto como estrela do ambiente esbanja elegância sem deixar o visual sem graça.

O preto é um clássico que pode estar presente em todos os ambientes da casa, até mesmo no quarto de dormir.
“Quando utilizado neste espaço, a cor proporciona mais seriedade ao local”, diz a designer de interiores Ingrid Hirsch, que também acredita que o tom confere um ar mais masculino ao espaço. Na sala de jantar, estar e cozinha, o preto também pode dominar enquanto oferece elegância aos ambientes. 

Por ser uma cor escura, a decoração em preto pode deixar o ambiente com um “ar pesado”. Para não cair nesta cilada, a designer dá a dica: “Use um fundo claro para iluminar o ambiente e também oferecer a sensação de amplitude.”

Desta maneira, a estratégia é utilizar tonalidades claras em revestimentos, papel de parede e piso, por exemplo, enquanto móveis grandes como o sofá, mesa e estante se encarregam em demarcar a cor principal da decoração.

Para compor uma combinação elegante e suavizar a escuridão que a cor proporciona, seu melhor amigo é o branco, mas há outras opções interessantes. “Azul turquesa, cinza, amarelo, vermelho e verde esmeralda são tonalidades que harmonizam bem ao serem contrastadas com o preto”, recomenda a especialista. Segundo Ingrid, combinar o preto com um destas cores diminui as chances de erros e deixam o ambiente mais divertido.


Almofadas, porta-retratos, vasos, centros de mesa, quadros e outros detalhes decorativos podem fugir do preto, para dar a ideia de contraste.
“Estampas de grafismos geométricos em branco e preto estão em alta”, garante Ingrid. Tecidos em xadrez, listras e zig zags são ótimas opções para complementar a decoração.

De acordo com a especialista, tem-se usado muito laca branca e preta em detalhes dos móveis de madeira como mesas, pufes e espaldar de cadeiras.

Para acertar na decoração é preciso bom senso. “Tudo depende da harmonia e ambientação. Se a cor não for bem trabalhada, pode influenciar no humor e no aconchego”, lembra Ingrid. Portanto, é fundamental avaliar as cores escolhidas e compor um visual onde a elegância interaja com a boa energia.

Ao apostar no pretinho básico, as chances de enjoar da decoração são mínimas. “O preto dificilmente sairá de moda. Os estilos mudam com o tempo, mas as cores não”, acredita a designer. Por isso, o mais indicado é investir em móveis grandes nesta cor e combiná-los com detalhes em tonalidades claras e coloridas, pois eles podem ser substituídos mais facilmente.

Cuidados - A combinação da cor com outros tons deve ser pensada para que não se crie um cômodo sombrio. “Ao exagerar na utilização do preto, o local fica muito escuro e passa a impressão de que ele é menor”, afirma Ingrid.

Locais que não recebem muito a luz do sol precisam de atenção redobrada com os ambientes com decoração na cor preta. “Esta coloração escurece ainda mais os ambientes pouco iluminados”, alerta a profissional.




POR: REVISTA ZAPIMPOVEIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário