terça-feira, 9 de julho de 2013

Lareiras oferecem aconchego à decoração

Seja a lenha ou a gás equipamento é sempre um bom motivo para reunir amigos nos dias frios de inverno.
Lareira em casa é boa oportunidade para reunir amigos no inverno


A janela mostra aquela chuva fina e o céu cinza, enquanto dentro de casa a vontade é ficar debaixo do cobertor. A lareira é uma ótima opção para receber os amigos nos dias frios de inverno, assim como cria um clima romântico para os casais curtirem a baixa temperatura dentro do lar.

As lareiras oferecem aconchego aos ambientes. “Seja a gás ou a lenha, ela é sempre um motivo para reunir a família e amigos nos dias frios”, diz a arquiteta e designer Maria Claudia Luna.

No entanto, a sala não é mais o único ambiente da casa que recebe a lareira, de acordo com a especialista. “Os quartos, home theaters e até escritórios já aderiram a este artifício para esquentar o ambiente no inverno”, diz a profissional.
Local onde lareira é instalada influencia no aconchego do ambiente


O mercado oferece diversos tipos de lareiras. “É preciso escolher um bom fornecedor e uma que atenda as necessidades sendo esteticamente harmônica com o ambiente”, recomenda Maria Claudia.

A arquiteta garante que, além da variedade oferecida no mercado ser enorme, as lareiras estão ficando também mais modernas.
Revestimento da lareira pode ser feito com materiais desde pedras rústicas a mármore


Lareira pode estar presente discretamente no ambiente


Segundo Maria Claudia, as mais usadas nos dias de hoje são as que usam gel e não necessitam de lenha, instalação, tubulação de gás ou construção.

“Essas lareiras funcionam a partir da queima de gel feito de álcool de cereais”, explica a arquiteta. Maria Claudia afirma que elas oferecem fonte de calor bonita, segura e sem fumaça.

“As lareiras elétricas são mais indicadas para uso interno residencial”, diz a designer. Este tipo de aquecedor oferece praticidade aos proprietários e não emitem fumaça. Já às que são a lenha são as mais propícias a lugares com frio intenso e prolongado.

As lareiras não precisam, necessariamente, transmitir um visual clássico. Na Casa Cor SP 2013, a arquiteta Brunete Fraccaroli usou em seu ambiente “Mil Tons de Cinza” um equipamento feito em aço. A peça, presa pelo teto, confere um visual mais moderno ao espaço.
Brunete Fraccaroli utilizou lareira em aço, da Largrill, em seu ambiente na Casa Cor SP deste ano


Lareira ecológica – Quem se preocupa com o meio ambiente pode optar por uma lareira ecológica. Segundo informações do Feirão das Lareiras, elas funcionam com fluido especialmente desenvolvido e licenciado para este fim, a partir do etanol. Este tipo de lareira não produz cheiro nem fumaça.

Acabamento – “O revestimento da lareira depende do tipo de decoração que o ambiente apresenta”, diz Maria Claudia. A profissional afirma que, como o equipamento faz parte do espaço, precisa ser inserido dentro do contexto decorativo.
Equipamento também ganha espaço nas varandas de apartamentos


“Não é toda a decoração do ambiente que precisa ter uma ligação com a lareira, mas fica interessante ter um ou outro objeto que faça menção a ela”, sugere. Maria Claudia lembra que a escolha dos acabamentos vão desde pedras rústicas até mármore para dar um toque de requinte.
Recomendação da arquiteta é que a lenha utilizada esteja sempre seca


A orientação de Maria Claudia é que nunca se utilize a lareira com a válvula fechada, pois desta maneira ela pode produzir fumaça. A lenha tem que estar seca, pois molhada produz fuligem e não brasa.



POR ZAP Imóveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário