quarta-feira, 19 de junho de 2013

Varanda Integrada - Confira 05 projetos para integrar a sacada.

Precisa de mais espaço na sala? A solução pode estar logo ali na sacada. Incorporá-la ao living é uma solução usada por muitos arquitetos, para conquistar aqueles metros a mais que todo mundo procura. Aprenda como fazer em cinco projetos:




Truques de integração
Diante da oportunidade ao comprar o primeiro apartamento, o casal escolheu um imóvel grande, de 180 m², mas antigo. As distribuições da planta e os acabamentos envelhecidos eram os principais problemas. Com o projeto de reforma da arquiteta Julliana Camargo, sócia de Marcela Madureira, eles enxergaram o potencial do lugar para se tornar perfeito. A ausência de varanda gourmet foi compensada com a incorporação da sacada ao living, onde agora há um balanço e vasos. Além do piso de cimento queimado, que dá unidade visual, as profissionais utilizaram madeira nas paredes em torno da vidraça em forma de “L”. As placas de pínus de reflorestamento escurecido em tom de nogueira foram executadas pela Marcenaria Silvestre.



Ambiente extra
Para criar um espaço de trabalho no imóvel de apenas 40 m², o arquiteto Robert Robl fechou com vidro a varanda de 4 m² acima do guarda-corpo de alvenaria e nivelou o piso. Na área, ele pôs a mesa de imbuia que desenhou com cara dos anos 1950 e a cadeira de antiquário com novo estofado. A luminária dos anos 1970 foi comprada na feira Hell’s Kitchen, em Nova York. O home office fica totalmente integrado com a sala.




Mistura de estilos
Basta empurrar as portas de correr e o living do publicitário Rafael Carmineti integra-se com a sacada. Fechado com vidro, o espaço pode receber móveis importantes para o morador: a antiga mesa pertencia a sua mãe e as cadeiras Cross têm design de Zanini de Zanine. Em um canto pontuado por velas, futons criam o clima para relaxar. A área da varanda é importante para compor a área social dos 223 m² do apartamento, já que Rafael costuma receber muitos amigos em casa. Projeto das arquitetas Gabriela Marques e Claudia Tiezzi.




Música e brincadeiras
Morar em apartamento requer alguns cuidados: é preciso fazer silêncio e, muitas vezes, falta espaço para as crianças brincarem. Fechada com janelas antirruído, a espaçosa varanda deste apartamento de 323 m² resolve estes problemas. Ela é coberta por um tapete de grama sintética, da Soccer Grass. Por estar integrada à sala, funciona como playground não apenas das crianças mas também dos pais, que ali colocaram bateria, aparelho de som, espreguiçadeiras e plantas. Projeto da arquiteta Bruna Riscalli.




Espaço de sobra para receber
Em seu novo apartamento, o publicitário Otávio Dias quis um clima acolhedor e ambientes integrados, separados apenas por cortinas. Para o projeto de interiores, ele chamou o arquiteto Nelson Kabarite. Superarejado e luminoso, o triplex de 281 m² tem terraço na cobertura e varandas na frente e nas laterais dos dois pavimentos inferiores. No andar social, onde a porta de entrada dá acesso à cozinha, a sala de jantar ocupa a varanda frontal, que é fechada por toldos. “Aqui posso receber até 12 pessoas na mesa de jantar vermelha, que já tinha e mandei aumentar, olhando o skyline da cidade à noite”, explica o morador.



POR REVISTA CASA E JARDIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário